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Nutrição e Exercícios

Dicas para perder peso sem sofrimento

Você é daqueles que estão sempre deixando para segunda-feira o início de uma dieta para perder peso só por imaginar o sacrifício que vai ser e com medo de sentir fome? Então, anime-se e não adie mais seus planos. A nutricionista Elaine Cristina de Freitas Moraes, da Associação dos Diabéticos do ABC (Adiabc) dá algumas dicas sobre o que comer para acelerar um pouco seu metabolismo, aumentar a sensação de saciedade e garantir seu sucesso.
Quinua - Esse grão integral que está cada vez mais conhecido contém fibras que retardam a absorção do carboidrato e proteína que ajuda a dar a sensação de saciedade. Rico em vitamina E, silênio e zinco, tem ainda efeito antioxidante, o que é bom para o rejuvenescimento das células.
Pimenta - Além de enriquecer o sabor dos alimentos, a pimenta acelera o metabolismo, mas seu efeito é de curta duração. Outra vantagem: diante de um prato apimentado, a tendência é comer menos.
Chá verde - De três a cinco xícaras por dia, acelera o metabolismo. Mas, atenção: evite seu uso logo após a refeição, porque ele contém cafeína, que interfere na absorção do ferro. O melhor é beber o chá cerca de uma hora e meia após comer.
Frutas - De duas a três porções por dia, fazem bem à saúde, ajudam no controle da glicemia e, de quebra, controlam aquela fominha dos intervalos entre as grandes refeições. Lembre-se, porém, de não comer todas numa refeição só. Fracionar é o indicado.
Vegetais crus e saladas - No início da refeição, são a melhor dica para você reduzir a quantidade no prato principal. Além disso, os vegetais crus, ricos em fibras, exigem mais mastigação. Isso quer dizer: você se dá mais tempo para a refeição e com isso seu cérebro consegue liberar mais rapidamente a mensagem de que você já está satisfeito. É bom ficar atento também ao tempero e evitar molhos cremosos ou aqueles comprados prontos.
Com essas dicas, sua dieta de emagrecimento deixa de ser um período de privações e sofrimento e você chegará mais rápida e facilmente a seu objetivo final. Elaine lembra, ainda, que mesmo acelerando o metabolismo ou utilizando alimentos que ajudam a equilibrar a glicemia, toda a medicação recomendada pelo médico deve continuar sendo utilizada conforme ele lhe indicou.

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Última atualização: 15/03/2016
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